A Nossa História
Em junho de 2010, um dos elementos que hoje faz parte da ALPA, foi abordado no final de uma palestra que tinha ido apresentar na AFMB – Associação Fraterna Mensageiros do Bem, na vila da Malveira, por um dos seus frequentadores que hoje também é trabalhador na ALPA, dando conhecimento de que haviam pessoas interessadas em aprender a Doutrina Espírita e que não frequentavam qualquer Centro Espírita. Estas pessoas teriam a sua residência na região situada entre a Malveira e as Caldas da Rainha.
O que é que se poderia fazer?
E o sonho começou!
Podíamos começar por constituir um grupo de estudo em casa de alguém. E assim foi.
Começámos por utilizar uma garagem (pertencente a uma amiga) no Gradil. A primeira sessão decorreu em 19/6/2010, encontrando-se presentes 10 pessoas.
Depois passámos para o Turcifal (casa de outra amiga), onde também estivemos pouco tempo, uma vez que o espaço se tornava pequeno face ao crescimento do grupo. Mudámos para o Picão, (também casa particular), onde espaço não faltava e onde chegámos a juntar 23 pessoas.
Que estudo? Estudo Sistemático do Livro dos Espíritos e do Evangelho.
Em 19 de Novembro de 2011, foi levada a efeito uma formação sobre o passe, que iniciámos em 26 de janeiro de 2012, com 8 passistas.
Sentíamos a necessidade do intercâmbio com o plano espiritual, por isso pedimos um “telefone”. Enviaram-nos uma “telefonia”.
Em 6 de Janeiro de 2012, chegou a primeira comunicação. Era a nossa Zezinha (um anjo que alguns de nós conhecemos na Terra e que dedicou toda a sua vida na área da caridade), que entre outras coisas nos dizia:
“Vocês têm grande responsabilidade”.
E a partir desta data passámos a receber uma comunicação no fim de cada estudo, dando-nos, os amigos espirituais, as orientações e o apoio de que precisávamos e por vezes uns puxões de orelhas.
O nosso sonho aumentou:
Porque não um Centro Espírita em Torres Vedras já que não existe nenhum entre a Malveira e as Caldas da Rainha?
No início de 2013, aconselharam-nos a procurar um espaço.
Em 8 de Março de 2013 fizemos a escritura, nascendo assim a Associação Luz, Paz e Amor.
Começamos a funcionar como comissão instaladora e em 13 de abril de 2013 realizámos o ato eleitoral, ficando assim constituídos os Órgãos Sociais.