Princípios

Slide - Pregação

O que é uma Associação Espirita?

É uma casa dedicada ao estudo e à divulgação da Doutrina Espirita. Nela praticam-se, desenvolvem-se e aprofundam-se os ensinamentos de Jesus, tentando fazer perceber a todos os que a frequentam, a necessidade da Lei do Amor e de realizar a reforma intima, com o intuito de fazer deste, um mundo melhor.

O que é o Espiritismo?

É uma doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, através de médiuns e organizada por um emérito professor francês, conhecido por Allan Kardec.Vem completar e explicar os ensinamentos do Mestre Jesus e responder às questões fundamentais da vida do homem.

. Quem somos?

. De onde vimos?

. Para onde vamos?

. Porque sofremos?

Quem somos?

Todos nós somos espíritos imortais. Deus criou-nos para a felicidade e para a perfeição, e para tal vivemos múltiplas existências, aprendendo, trabalhando, progredindo sempre pelo esforço pessoal, possuindo assim, o mérito das conquistas já realizadas.

De onde vimos?

Deus criou-nos simples. Chegámos ao que somos hoje através de diversas existências, nas quais trabalhámos e aprendemos. Cada vida orgânica é temporária, sendo a morte apenas o fim do corpo carnal e não do Espirito. A cada nova existência corpórea chama-se reencarnação.

Para onde vamos?

Voltamos para o plano espiritual, a nossa verdadeira pátria, para reencarnarmos de novo e assim sucessivamente, progredindo sempre, até atingirmos a perfeição.

Porque sofremos?

Nas nossas existências passadas, bem como na presente, nem sempre tivemos em atenção o respeito para com o próximo e nem sempre o amámos como Jesus nos recomendou. Deus, um Pai Soberanamente Justo e Bom, tem-nos alertado desde sempre, através dos Seus mensageiros do bem, para a gravidade desse incumprimento.

Assim, a dor surge como um justo mecanismo de reação e como consequência dos erros cometidos, e jamais como castigo ou punição. Cada reencarnação é uma oportunidade de evolução, que só será aproveitada se respeitarmos as Leis Divinas, isto é, os princípios cristãos.

Porque não nos lembramos das nossas reencarnações anteriores?

Mais uma vez se comprova a Sabedoria de Deus. Se nos lembrássemos das existências passadas também recordaríamos o mal que fizemos e os sofrimentos. Viveríamos entre remorsos e rancores. Muitas vezes, os nossos pais, filhos e irmãos, são aqueles inimigos do passado que a Sabedoria Divina juntou para que aprendamos a amar-nos uns aos outros.

Qual a finalidade da reencarnação?

Evoluir! Para tal, devemos expiar o mal que praticámos. Em cada uma das nossas existências, somos ainda testados na firmeza e retidão das nossas convicções. Estas são duas características particulares da Terra, um planeta de expiação e provas.

que não é o Espiritismo?

A Doutrina Espirita não é negócio nem aceitação monetária. Os que colocam anúncios nos jornais, prometendo a solução dos problemas a troco de dinheiro, não são espiritas, embora possam usar erroneamente essa denominação, para obterem respeitabilidade.

Nas casas espiritas, cumpre-se o mandamento de Jesus: “Dai de graça o que de graça recebestes(1), significando que não se devem comercializar as dádivas espirituais, devendo-se, ao invés, praticar a caridade e o auxílio desinteressadamente. (1) – Recomendações de Jesus aos apóstolos: Evangelho segundo S. Mateus, cap. 10, vers .8 / Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XXVIII, item 1

Quais são os princípios básicos do Espiritismo?

Existência e Unicidade de Deus

Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É o criador do Universo, do tempo e do espaço, da matéria e do espírito, das leis físicas e morais. É único, eterno, imutável, imaterial, omnipotente, soberanamente justo e bom, omnisciente e o Pai amantíssimo de todos os Seus filhos.

Imortalidade e Comunicabilidade do Espírito

O corpo morre mas o espírito sobrevive. Deus jamais faria a Sua criação sofredora e perecível. Assim, concedeu-nos a imortalidade e criou-nos para o bem e para a perfeição.

Deus concedeu ainda aos Espíritos a possibilidade de comunicarem. A comunicação entre o plano físico e o espiritual é realizada através de uma faculdade natural – a mediunidade – que todos nós possuímos, mas que apenas alguns a têm de modo ostensivo.

Pluralidade das Existências

A Doutrina Espirita revela que já vivemos muitas vidas antes desta e viveremos muitas mais, de acordo com o ensinamento de Jesus “Em verdade te digo que quem não nascer de novo não pode entrar no Reino do Céus(2). Deus é o nosso princípio e o nosso fim, pois que somos Seus filhos, nascidos simples e ignorantes e todos alcançaremos o patamar de espíritos puros. Esse trajeto pode ser mais ou menos demorado, de acordo com o progresso realizado em cada existência pelo esforço próprio e com a utilização do livre-arbítrio. (2) – Diálogo entre Jesus e Nicodemos. Evangelho segundo S. João, cap. 3, vers .3 / Evangelho Segundo o Espiritismo,cap IV, item 5

Pluralidade dos Mundos Habitados

Deus nada faria de inútil e a nossa inteligência revela-nos que os inúmeros astros desempenham um papel mais importante no cosmos do que o simples embelezamento da paisagem celestial. Assim, existem muitos planetas habitados, numa gradação evolutiva:

1 – Mundos Primitivos

2 – Mundos de Expiação e Prova (onde se incluí a Terra)

3 – Mundos de Regeneração

4 – Mundos Superiores ou Ditosos

5 – Mundos Celestes ou Divinos

Lei de Causa-Efeito

Deus, na Sua Bondade e Justiça, confere a todos a responsabilidade e o mérito pela caminhada efetuada. Assim sendo, todos nós colhemos o que semeámos e somos por isso, hoje, herdeiros do nosso passado e também os arquitetos da felicidade ou desdita futura. Este é o princípio da causalidade que igualmente se aplica nas ciências exatas.

A reencarnação levanta o véu sobre a morte do corpo físico e esclarece-nos sobre a nossa própria caminhada evolutiva. Assim, a Doutrina Espirita surge como o Consolador, que Jesus anunciou, elucidando-nos sobre a imortalidade de todos os seres e esclarecendo-nos que as desigualdades sociais do presente são consequências do passado.

barra - Centro

Associação Luz, Paz e Amor – Centro Espírita

Praceta Evaristo Silva, Bloco B, Cave nº13, Hilarião

2560-374 Torres Vedras

Telem.:918326985/966794648